Apresentações

Finalidade

O Grupo Folclórico La Bella Italia procura mostrar toda a beleza e riqueza do folclore italiano através de danças típicas de várias regiões da Itália.

O Grupo através de suas coreografias, sempre alegres e contagiantes, leva até o espectador um pouco de cada região da Itália, tais como: Calabria, Sicilia, Campania, Veneto, Abruzzo, entre outras.

O figurino é alegre e colorido, com as cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha) e também trajes do Carnaval de Veneza.

O Grupo leva consigo pandeiros vindo da Itália, lenços, fitas entre outros acessórios abrilhantando ainda mais a apresentação.

Carnaval em Veneza

O Grupo Folclórico La Bella Italia apresenta o "CARNAVAL EM VENEZA" através das músicas "Libiamo Ne Lieti Calici" da ópera "La Traviata" e "Vedi! Le Fosche Notturne Spogliede" da Ópera "Il Trovatore", ambas de Giuseppe Verdi. Uma belíssima apresentação, onde todos os componentes estão fantasiados e mascarados com os figurinos do mais famoso Carnaval da Itália.

O Carnaval Veneziano tem origem no Carnaval Romano, surgindo das festas pagãs, como as festas em homenagem à Saturno e em homenagem à Loba de Rômulo e Remo.

O típico Carnaval Veneziano é conhecido no undo inteiro como o mais importante "ballo delle mascherette"(baile das máscaras).

A principal atração dos desfiles são os foliões com vestimentas (fantasias) que cobrem todo o corpo e sua tradicional máscara branca (baútta).

As origens das fantasias perdem-se na Idade Média, levadas a Veneza pelos artesões napolitanos, sicilianos, e calabreses que iam trabalhar em suas oficinas.

Mérito das máscaras e dos fantasmas de ouro e de seda que giram pelas vielas e pontes, movidos pelas canções medievais, e encenações na Praça São Marcos, o Carnaval de Veneza deu vida a um estilo de fantasia com traços medievais, renascentistas e do "Settecento"Veneziano.