O Grupo

História

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Segundo estimativa da embaixada italiana no Brasil, vivem no País cerca de 25 milhões de descendentes de imigrantes italianos. Assim, os ítalos-brasileiros são considerados a maior população de oriundi (descendentes e italianos) fora da Itália.

O estado de São Paulo possui a maior colônia italiana no Brasil. Atualmente, vivem em São Paulo treze milhões de italianos e descendentes, representando cerca de 32,5% da população do estado.

Por tais razões, a fim de resgatar, preservar e divulgar a tradição e a cultura italiana, foi fundado no dia 10 de novembro de 1991 o Grupo Folclórico La Bella Italia, mostrando toda a beleza e riqueza do folclore italiano através de danças típicas de várias regiões da Itália.

Pertencente ao Circolo Sociale Calabrese Di San Paolo, entidade sem fins lucrativos, cuja finalidade é preservar as raízes e costumes culturais, sociais e religiosos da Região da Calábria, o Grupo não se restringe somente a esta região.

Pioneiro em São Paulo, o Grupo é formado por 25 dançarinos (masculinos e femininos). A maioria é de origem italiana.

Em suas apresentações, sempre alegres e contagiantes, o Grupo procura mostrar em cada passo e em cada coreografia os costumes desta vasta cultura italiana que está presente no nosso dia-a-dia.